Foram transportados cerca de 3,5 toneladas de doações, entre fardos de água, cobertores, soro fisiológico e outros itens essenciais às vítimas da enchente no estado
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), em parceria com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o primeiro voo humanitário, após a abertura da Base Aérea de Canoas (BACO) para operações de voos comerciais.
A aeronave, que transportou mantimentos arrecadados em apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que é o ponto focal dos insumos recebidos em mais de 500 postos de arrecadação da Azul. Em seguida, às 12h, passou pela Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), para abastecimento de mais donativos, totalizando em torno de 3,5 toneladas, entre fardos de água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico, tendo como destino final a cidade de Canoas (RS), onde pousou por volta das 15h15. Assista ao vídeo.
O acordo firmado entre o Ministério de Portos e Aeroportos, a FAB, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e as companhias aéreas, com o intuito de suprir a demanda decorrente do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que alagou após as fortes chuvas, também visa realizar mais duas etapas com ações humanitárias. “Na fase 2, quatro empresas aéreas e a FAB realizarão missões de entrega de mantimentos em cinco horários distintos: 07h, 9h, 11h, 13h e 15h. Já a fase 3 consiste no transporte de cidadãos gaúchos, que se encontram fora do estado”, afirmou o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.
Em complemento, o Diretor Institucional da Azul, Fábio Campos, que atuou como piloto no primeiro voo humanitário, pontuou sobre a relevância da iniciativa. “Cada pacote entregue hoje carrega uma história e tem um impacto significativo na vida das pessoas em Canoas. Estamos emocionados por fazer parte desta corrente de solidariedade que mobilizou todo o país. O voo de hoje é apenas uma parte das ações que estamos empreendendo em resposta a este momento”, destacou.
Campanha `Todos Unidos pelo Sul!`
A FAB realiza uma campanha de coleta de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Apenas no primeiro dia de arrecadação na Base Aérea de Brasília, foram recebidas cinco toneladas de doações. Além de receber o material, como roupas, colchonetes e gêneros alimentícios não-perecíveis – a Força Aérea realiza a distribuição em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II. Saiba mais aqui: FAB arrecada e transporta donativos para atingidos pelas enchentes no RS.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans