O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou nesta quinta-feira (15) do segundo e último dia da Caravana Nacional das Prerrogativas no Mato Grosso do Sul. Em uma das visitas de vistorias a órgãos públicos, a Caravana foi recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), João Maria Lós. O encontro contou também com a presença do desembargador Divoncir Schreiner Maran, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) e presidente eleito do TJMS para o biênio 2017/2018.
Na reunião foram discutidos assuntos como a facilitação do acesso de advogados aos gabinetes dos juízes. A Caravana esteve também no Ministério Público Estadual, onde discutiram assuntos relevantes a advocacia.
Lamachia destacou mais uma vez a importância das Caravanas para a conscientização acerca do respeito às prerrogativas. “Movimentos como esses que nós estamos fazendo no Brasil inteiro são para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do respeito e fortalecimento do papel da advocacia. As Caravanas são oportunidades excepcionais para que deixemos absolutamente claro a todos que a defesa das prerrogativas é um compromisso inarredável. Mais do que a garantia do exercício pleno da profissão elas garantem à sociedade uma defesa justa e ampla, como prega a Constituição Federal”, afirmou.
O presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, destacou o bom relacionamento da OAB-MS com os órgãos públicos do Estado. “Ontem fomos até a Polícia Federal e Tribunal Regional do Trabalho e hoje continuamos nossas visitas no Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Governadoria. Posso dizer que a OAB-MS mantêm um bom relacionamento com os demais órgãos, o que fortalece a advocacia e a sociedade. Todos demonstraram um tratamento respeitoso. O presidente Mansour e toda sua diretoria estão de parabéns, porque estão administrando o papel de se relacionar diplomaticamente com as instituições públicas com muita maestria”, avaliou.
Lamachia concedeu entrevista coletiva a jornalistas em Campo Grande. Depois, participou do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-MS, realizado em Três Lagoas.
Fonte: OAB e Foto: Gerson Wallber