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Infraero: Uberlândia promove curso de atendimento a PNAE

Os alunos do curso de Libras realizado em Uberlândia gesticulam durante o aprendizado da língua, dentro da sala de aula.

Na terça-feira (6/12), o Aeroporto de Uberlândia/Tenente-Coronel Aviador César Bombonato (MG) concluiu o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que ensinou noções de Libras com foco no contexto do atendimento no aeroporto aos 15 participantes, entre funcionários da Infraero, de empresas terceirizadas e das companhias aéreas que operam no terminal.

O treinamento teve carga de 20 horas/aula, abordando questões relacionadas à convivência e atendimento de deficientes auditivos, o alfabeto na língua de sinais e exercícios práticos, de forma a preparar os alunos para o atendimento dentro de situações de rotina, com foco no ambiente de trabalho.

“Estou adorando cada minuto do treinamento. Cada dia aprendo mais sobre esse novo mundo e, sem dúvida, esse curso despertou meu interesse em me aperfeiçoar ainda mais, para que assim consiga realizar um atendimento incrível aos nossos clientes PNAE”, disse a agente de aeroporto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras Cristiane Rissi.

A instrutora do curso, Sandra de Lourdes Ribeiro, intérprete de Libras da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura Municipal de Uberlândia, também destacou a importância da inclusão. “Foi muito gratificante poder ministrar a oficina e ter a receptividade dos participantes e do Aeroporto de Uberlândia. Com atitudes assim, estamos construindo uma sociedade mais inclusiva. As pessoas com deficiência não precisam de caridade, elas precisam de respeito e oportunidades de igualdade. Parabéns a todos que tiveram a atitude e contribuíram para que as pessoas com deficiência tenham um futuro melhor”, afirmou.

O Aeroporto de Uberlândia também promoveu um curso de acessibilidade em 24/11, enfatizando a acessibilidade e as vivências de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Foram abordados tópicos identificação das especificidades dos diversos grupos de pessoas com deficiência, legislação, posturas e procedimentos. Foi ainda realizado um exercício em que os participantes foram levados a percorrer o terminal de passageiros simulando diversas deficiências para avaliar a acessibilidade do aeroporto.

O treinamento foi uma parceria entre a Infraero, a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), que disponibilizou um grupo de monitores, o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (Compode), e a Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

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