Segundo matéria publicada no site Último Segundo desta segunda-feira (5) o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou que visitará a base militar de Pearl Harbor, nos Estados Unidos entre os dias 26 e 27 de dezembro com o presidente norte-americano, Barack Obama. A visita histórica – a primeira de um premiê japonês à base militar – ocorre no ano em que o ataque a Pearl Harbor completa 75 anos. Abe explicou, em entrevista a jornalistas, que a visita tem como objetivo prestar homenagens às cerca de 3,5 mil vítimas do ataque à base militar norte-americana localizada no Havaí.
A ofensiva japonesa que marcou a entrada definitiva dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) foi realizada no ano de 1941. “Não devemos nunca mais repetir a tragédia de uma guerra”, disse o primeiro-ministro do Japão. “É essa a mensagem que quero mandar e, ao mesmo tempo, [também] quero mandar uma mensagem de reconciliação entre EUA e Japão”, afirmou Abe, que será o primeiro premiê japonês em exercício a visitar a base naval.
Retribuição
Já em maio deste ano, Obama, que terá nessa viagem sua despedida definitiva da Casa Branca, deu um passo histórico tornando-se o primeiro presidente norte-americano a visitar Hiroshima para prestar homenagens aos mais de 140 mil mortos pela bomba atômica lançada pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião, Obama colocou uma coroa de flores no memorial de Hiroshima Peace Memorial Park e lamentou o sofrimento de pessoas inocentes no bombardeio atômico de 6 de agosto de 1941.
Foto: Ricardo Stuckert Filho/PR – 15.11.15