Nesta semana, analisamos como as organizações de notícias podem aproveitar ao máximo o Facebook Live. Jornalistas do Mashable e da KXLY-TV em Spokane, Washington, compartilham algumas maneiras que eles experimentaram com a transmissão ao vivo nas redes sociais. No início deste ano, o Facebook anunciou que tinha mexido com seu algoritmo de feed de notícias para dar preferência aos vídeos do Facebook Live. E de acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, o Facebook também tem parceria com cerca de 140 empresas de mídia e celebridades para oferecer mais de US$50 milhões como incentivo para a produção de conteúdo ao vivo. Mas para muitos editores, a recompensa de usar Facebook Live “não vem em dinheiro, mas na forma de maior alcance de usuários”, o que o Poynter colocou à prova. O Facebook oferece dicas para usar o Live – incentivando os usuários a participar em conversas com seguidores, escrever descrições atraentes, ter uma boa conexão WiFi e transmitir com frequência. Depois de dois meses usando o Facebook Live regularmente, Scott Montgomery, diretor de notícias digitais da NPR, compartilha quatro lições que ele e sua equipe aprenderam. À medida que mais organizações de notícias experimentam com o Facebook Live, as preocupações sobre ética e logística continuam a surgir. Al Tompkins do Poynter desenvolveu 10 perguntas que jornalistas devem se perguntar antes de entrar em ação.”
Fonte: Rachel Wise, Reynolds Journalism Institute