Considerado o pai da nutrição anti-inflamatória, Dr. Barry Sears, PhD em bioquímica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), da Universidade de Boston, vem ao Brasil pela segunda vez, a convite do departamento de imunologia da Universidade de São Paulo. Na ocasião, também profere duas palestras no 30º Congresso Internacional de Prática Ortomolecular. Em ambas oportunidades, o especialista vai falar sobre doenças inflamatórias – principais responsáveis pelo surgimento de obesidade, diabetes e Alzheimer, doença também conhecida como “o diabetes do cérebro”.
Presidente da Inflammation Research Foundation (IRF) e presidente da Zone Diet Internacional, Barry Sears dedica-se a estudar os efeitos dos picos de glicose e insulina no sangue – responsáveis pelo desenvolvimento sequencial dessas três doenças. Em sua passagem pelo Brasil, o especialista também apresenta uma nova tecnologia desenvolvida durante suas pesquisas e validadas pelo Instituto Joslin de Pesquisas em Diabetes, ligado à Universidade de Harvard, e reconhecido como o maior centro de estudos da doença no mundo.
NOVA TECNOLOGIA ALIMENTAR PARA DIABÉTICOS
A tecnologia, conhecida como Molecular Baking (Cozimento Molecular), usa princípios bioquímicos de liberação lenta de proteínas, carboidratos e ácidos graxos na corrente sanguínea. Com isso, controla a produção de insulina, glicose e outros neuropeptídios no organismo. A partir dela, foi desenvolvida a linha Zone Pasta Rx, que já está disponível no Brasil com arroz e macarrão desenvolvidos sob esses princípios. Como esta tecnologia também controla os mecanismos da saciedade no hipotálamo do cérebro, ela regula naturalmente o apetite de pacientes com compulsão por carboidratos – quadro muito comum entre diabéticos e obesos.
Barry Sears explica que essas massas são fabricadas de tal forma que, nelas, as proteínas e os carboidratos estão fortemente ligados bioquimicamente; assim, a separação dessas moléculas durante a digestão ocorre tão devagar no organismo, que os níveis de insulina e glicose mantêm-se constantes. Com isso, diabéticos passam a poder ingerir arroz, macarrão, pizza, pão e outros tipos de massas normalmente proibidas ou altamente restringidas na dieta desses pacientes.
Um estudo realizado na Universidade Estadual do Arizona comprovou que, após um mês de uso exclusivo da tecnologia Molecular Baking, pacientes obesos tiveram perda média de 4,6 kg de peso gordo e um aumento de 1,4Kg de peso magro, além da redução de 26% do nível de insulina e da resistência à insulina (índice HOMA). “Trata-se de um medicamento em forma de alimento, que gera sensação de saciedade prolongada, de cinco a oito horas. Ao controlar a glicose e a insulina, consequentemente, há controle de peso, que previne o avanço do diabetes e Alzheimer”, explica Leandro Zanutto, presidente da Zone Diet Brasil.
Segundo Barry Sears, esta tecnologia é aplicável a qualquer pessoa – desde crianças (utilizando quantidades adequadas de proteínas para crescimento e estabilizando o açúcar no sangue para saciedade e melhor comportamento), até atletas de performance (construção de músculos e perda de gordura), a qualquer um que busque perder excesso de gordura corporal sem sentir fome ou fadiga. O tratamento de diabetes e a prevenção do envelhecimento também são atendidos ao adequar os níveis de proteínas usando alimentos que são fáceis de mastigar, prevenindo a perda de massa magra durante o envelhecimento, que leva à fragilidade física. “Isso significa uma redução massiva nos custos de saúde em qualquer país”, resume o especialista.
AGENDA DE BARRY SEARS NO BRASIL:
• 06 de junho – Barry Sears chega às 19h.
• 07 de junho – Palestra no Departamento de Imunologia da USP – 07 de junho, às 12h, com o tema: “O uso de altas dosagens de ácidos graxos do tipo ômega 3 para acelerar a resolução da inflamação”.
• 08 de junho – Entrevistas à imprensa.
• 09 a 11 de junho – Participação no 30º Congresso Internacional de Prática Ortomolecular, maior congresso da América Latina, para mais de 2000 inscritos.
Temas das palestras:
1) “Alta dosagem de óleo de peixe no tratamento de condições neurológicas”;
2) “Nutrição anti-inflamatória na resolução de doenças crônicas”
SOBRE BARRY SEARS:
Os números do Dr. Barry Sears impressionam: 40 anos de pesquisa (em instituições como o MIT – Massachussetts Institute of Technology –, Harvard e Faculdade de Medicina da Universidade de Boston); 13 patentes de medicamentos (entre elas um componente do famoso AZT, usado para controle do HIV); 14 livros publicados, que ocuparam postos de best-sellers do The New York Times por várias semanas seguidas, com milhões de cópias vendidas e traduzidas para mais de 20 idiomas; dezenas de artigos científicos publicados nas mais prestigiosas publicações do ramo; entrevistas constantes nos maiores canais de TV do mundo, como CNN, CBS, NBC, Good Morning America, 20/20; entre outros títulos e referências memoráveis.
Em sua lista de clientes famosos, figuram nomes como Jennifer Aniston, Madonna, Sandra Bullock, Demi Moore, Cindy Crawford, Renée Zellweger, Brad Pitt, entre outros artistas. No mundo esportivo, seguem seus preceitos os atletas Carlos Tévez (futebol), a equipe Garmin Cervello (vencedora do Tour de France de 2011), Lebron James (NBA), 24 medalhistas de ouro em olimpíadas de diferentes modalidades (boa parte da equipe olímpica norte-americana de natação), entre muitos outros. O papa João Paulo II também contou com o acompanhamento do Dr. Sears para amenizar os efeitos do Parkinson em seus últimos anos de vida.
Outras informações: Daniela Guima Migliari (61) 3344.2119 / 98166.2233